quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O SENHOR É O MEU PASTOR, E NADA ME FALTARÁ!


Não desista de ler frente a extensão do texto, esta mensagem com certeza vai abençoar a tua vida.


Quando Davi usa a figura do pastor, ele fala com profundo conhecimento de causa, porque ele por muito tempo também foi pastor de ovelhas. Até podemos dizer que ele começou a sua vida profissional, pastoreando ovelhas nas campinas de Belém. Ele sabia da importância, da responsabilidade, do zelo, do cuidado ininterrupto dia e noite que o pastor tinha para com o seu rebanho, para evitar os ataques de lobos e feras contra as suas ovelhas.

Quantas experiências Davi acumulou na sua vida, naquelas noites intermináveis de vigília, protegendo o repousar do seu rebanho. Enquanto as ovelhas despreocupadamente dormiam ele as guardava. Quantas vezes teve que enfrentar os lobos e as feras para dar segurança, proteção ao seu rebanho. Davi sabia muito bem que as ovelhas dependia totalmente dele, as suas vidas estavam em suas mãos.
------E agora quando ele vai falar da grandeza do seu Deus, do seu imensurável amor, ele não encontrou outra razão mais forte, outra experiência mais eloqüente do que aquela que ele conhecia muito bem, sendo pastor de ovelhas e, por isso, ele começa o (Salmo 23) dizendo:”
(Versículo 01) “O SENHOR É O MEU PASTOR”.

Quando Davi diz: “O Senhor é o meu Pastor”, essa expressão é muito forte, porque só pode dizer isso, aquele que teve com Deus uma experiência pessoal particular, que o transformou sua vida, e que agora vive na dependência exclusiva do seu amor. Essa experiência que nos faz compreender que tudo o que temos, que tudo o que somos é provisão da graça de Deus, é misericórdia, é amor manifestado que ele nos concede porque somos filhos seus e, dependentes exclusivamente da sua graça.

Davi era um jovem pastor de ovelhas quando Deus o escolheu e o chamou.(1Crônicas 17 -7) Disse Deus: “Tomei-te da malhada e de detrás das ovelhas, para que fosses príncipe sobre meu povo de Israel.”, E por isso que agora Davi em gratidão por tudo aquilo que Deus fizera em sua vida e, fazendo uma reflexão da grandeza do amor do seu Deus, ele pode se colocar na condição privilegiada, confortável, segura de ovelha do seu pastoreio. Reconhecendo que o Senhor é aquele Pastor por excelência, detentor de todo o poder, de toda a provisão e, que não sonega a nenhum filho seu, a suficiência necessária para sua subsistência.

Versículo( 2) “ELE ME FAZ REPOUSAR EM PASTOS VERDEJANTES”. Davi esta dizendo que um filho de Deus, que é compromissado com ele, desfruta em sua vida da serenidade, da tranqüilidade, da confiança, da paz que somente este divino pastor pode dar e, por isso, podemos ter um repousar sereno reparador na certeza que estamos sendo guardado, amparado, protegido pelo divino pastor por excelência, aquele que segundo o
(Salmo 121 – 4) diz: É certo que não dormita,( não tosqueneja) nem dorme o guarda de Israel” Versículo 5 diz: “O Senhor é quem ti guarda”.

Por isso o crente que tem o Senhor como o seu Pastor, deita e não fica brigando com o travesseiro, vira pra lá, e pra cá porque o sono não vem e, isso faz inquietar, exasperar perder noites de sono, remoendo os seus problemas e impossibilidades.----O que eu vou fazer? eu perdi o emprego, o dinheiro acabou, como vou sustentar a minha família, etc, etc!. E ai entra em depressão, fica apavorado e, toda essa angustia de modo nenhum vai lhe ajudar.

(Mateus 6. 26) disse Jesus: “Observai as aves do céu; não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, o vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves do céu?.-----O que Davi diz aqui é, que Deus nos faz repousar na tranqüilidade da sua provisão e, da paz da sua misericórdia.

No versículo ( 3): Davi diz: (REFRIGERA-ME A ALMA”) Ou seja, traz alivio, descanso, conforto, aquela gostosa sensação de despreocupação, de saber descansar no Senhor. Enquanto, que os homens do mundo se matam, corrompem, enganam, destroem uns aos outros para conseguirem alcançarem subsistência, o filho de Deus diz o
(Salmo 127. 2) “Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeaste; porque, aos seus amados Ele dá enquanto dormem”.


E quando chega no versículo (4) Davi começa dizendo assim (AINDA QUE) “essa expressão condicional queria dizer Davi, ainda que se todas essas bênçãos aqui prometidas um dia, vier a faltar e, eu me encontrar no vale da sombra da morte.------Talvez esta alusão tenha referencia com o caminho da saída de Jerusalém em direção a Jericó. Ali, tem um grande vale, onde ladrões se escondiam naquele tempo, para assaltar os viajantes que vinham fazer compras em Jerusalém e, muitas pessoas eram mortas ali, e assim, então passou a chamar este lugar de grande perigo, de: (Vale da sombra da morte).

Se Davi quando falou do vale da sombra da morte, ele se referia a este lugar perigoso, então, não estava falando exatamente de morte, mas de sombra, ou seja, do perigo de morte que constantemente todos nós hoje também enfrentamos, enquanto vivermos aqui neste mundo, como por exemplo:---- Nós que moramos numa cidade violenta como S. Paulo, que todos os dias tem gente morrendo nas mãos de assaltantes, seqüestradores, na violência do transito, nas drogas é gente que morre por tiroteio, bala perdida e tantas coisas assim.

E quando a gente vê o jornal na TV, é um descrever de horror! É revoltante, nojento, é tanta desgraça, morte, assalto, seqüestro, estupro, pedofilia, prostituição, drogas e eu fico pensando que se Deus não suportou o pecado de (SODOMA E GOMORRA) e ele as destruiu. Confrontando a gravidade dos pecados destas duas cidades,----(frente ao descalabro da incontida perversão moral, em todos os sentidos do nosso mundo hoje), eu chego a pensar que (SODOMA E GOMORRA), eram só ingênuas debutantes que Deus lhes disse: BASTA! BASTA!.

Eu as vezes fico pensando, Com que longanimidade, com que paciência tão grande, e eterna misericórdia tem olhado Deus para nosso mundo hoje! .(Marcos 13 -20) disse Jesus:” Não tivesse o Senhor abreviado aquele dia, ninguém se salvaria ,mas por causa dos ELEITOS QUE ESCOLHEU, Abreviou tais dias”. Há!..... se o mundo, o governo, os políticos, as autoridades pudessem saber disso!..... (Lamentações 3 -22) diz: Que a misericórdia do Senhor, é a causa,( é a razão) de não sermos consumidos” E isso é por amor a sua igreja, que somos todos nós que vivemos por fé na graça de Cristo Jesus.

Davi esta dizendo que ainda que nós tenhamos que enfrentar as adversidades de uma sociedade pervertida, violenta, corrupta e dominada pelo império das trevas, nós encontramos em Deus o divino Pastor que não dormita, mas esta com as nossas vidas em suas mãos, ele é nosso porto seguro, o nosso ancoradouro que nos traz segurança e a certeza da prometida da vitória.

(Mateus 28 -20) O Senhor Jesus disse: “Eis que estarei convosco todos os dias, até a consumação do mundo”. Este belíssimo (Salmo 23), este canto, esta bela composição de Davi, nos traz grandes lições e, para tanto é usada para incentivo no momento de fraqueza para nos encorajar a nossa caminhada terrena, como também é até usada, no momento de dor, para trazer consolação, esperança e certeza da proteção de Deus, quando da morte de um ente-querido que parte para a vida eterna..

Quero deixar com vocês as palavras do Senhor Jesus
(João 10 -26/27) As minhas ovelhas ouvem a minha voz Eu as conheço, e elas me seguem, e Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão”.

Que Deus ricamente abençoes a tua vida meu amigo e irmão, em nome do Senhor Jesus. Amém

2 comentários:

Gisele Vargas disse...

Irmão Enéas,
Que abordagem riquíssima do Salmo 23 o irmão traz aqui.Como ovelha do Senhor, posso descansar em seus braços...
Deus o abençoe para nos edificar a cada dia com suas postagens!
abraços

Anônimo disse...

Realmente é uma abordagem riquíssima desse Salmo tão maravilhoso, só não entendo por que estão sempre acrescentando um “e” nesse versículo. Eu sempre leio: O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.
Esse “e” faz uma diferença sim.
É só uma observação.

Postar um comentário

Copyright © 2011 Eneas Cândido de Lara. Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger