segunda-feira, 5 de julho de 2010

"Mande Lázaro molhar o dedo"

TEXTO BÁSICO: (LUCAS 16. 24)

Esta parábola contada por Jesus, narra de forma dramática a vida de dois homens. Um homem muito rico e, um mendigo chamado Lázaro. Jesus disse que esse rico era um homem que morava num palácio, tinha tudo o que queria, as melhores roupas, muito dinheiro, muita fartura, muita comida boa e,todos os dias na sua casa era uma festa.----- Em contrapartida, Jesus diz que o mendigo Lázaro, além de não ter nada neste mundo, ele passava muita fome, dormia possivelmente nas calçadas das ruas, era um homem doente, ele era leproso e por isso vivia sendo desprezado por todo mundo. Este Lázaro, sempre ficava no portão enfrente da casa deste homem rico, e desejava comer as migalhas que caiam da sua mesa, quem sabe até um pedaço de pão velho, ou um resto de comida para ele matar a fome, mais ninguém lhe dava nada. Aquele homem rico,da a entender que atiçava os cachorros pra cima de Lázaro, e estes, quando chegavam lambiam as suas feridas.

O Senhor Jesus nos diz, que um dia o sofrimento de Lázaro acabou, ele morreu ,e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão, ou seja; para o aconchego da presença de Deus. Mas também este homem rico morreu, e este, foi para o inferno. Estando em agonia no meio das chamas ardentes do fogo eterno, ele olhou para cima e viu o Lázaro desfrutando do gozo no paraíso junto com Deus.-----Então, este homem rico fez três pedidos a Abraão: ou seja; a Deus: Primeiro. Ele pediu; Pai Abraão!.... (Esse termo usado por Jesus referia-se ao próprio Deus), “manda que Lázaro molhe em água a ponta do seu dedo e venha e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama”.

Preste atenção para este pedido!......“Mande que Lázaro molhe o seu dedo em água e me refresque a língua”. -----Sabe o que significa isso??.... É que quando alguém é jogado no inferno onde cair, fica paraplégico do pescoço para baixo, não se pode mover, é por isso que ele pediu; mande Lázaro vir aqui e, molhar a minha língua porque estou atormentado no meio desta chama de fogo. (Era só a língua o que ele podia mover). (Marcos 9. 44) disse Jesus: uma coisa terrível, assustadora a respeito da situação das pessoas que são condenadas ao sofrimento do inferno. Ele diz assim: “Onde não morre o verme, e nem o fogo se apaga”. Sabe o que significa o verme que Jesus aqui falou??.... É uma dor insuportável dentro do peito que nunca acaba, nunca tem refresco, nunca tem intervalo, nunca tem trégua, é para toda a eternidade...... Além disso, enquanto o fogo queima por fora o bicho come por dentro, ou seja; é uma dor insuportável dentro das entranhas que nunca mais vai ter fim.

------Mas este homem rico fez o (Segundo pedido): “Pai Abraão! mande Lázaro lá terra na casa dos meus pais, porque tenho cinco irmãos, para que Lázaro pregue, fale á eles para que não venham para esse lugar de tormento eterno”.-----Meu amigo!..., meu irmão! que esta lendo esta mensagem agora, com toda a dramaticidade deste terrível episódio contado por Jesus, e que tem o ponto central, a sua relevância maior justamente neste pedido deste homem. (É o que nós queremos aqui focalizar). O seu sofrimento era tamanho que ele se preocupou com os seus irmãos aqui na terra, e tentou interceder a favor deles, e o versículo 26 disse Jesus: “Que esse pedido não havia nenhuma possibilidade de ser atendido, porque á um abismo intransponível entre o céu, e o inferno, que não á nenhuma comunicação entre os condenados do inferno, e os salvos no céu, ninguém que tendo caído no inferno jamais poderá sair de lá, é um caminho sem volta, é uma situação irreversível que jamais poderá ser mudada, e o pior de tudo é, que esse estado de sofrimento é para toda a eternidade, nunca jamais vai ter fim. O que Jesus esta nos ensinando, é que a única chance meu amigo, meu irmão de mudar o teu destino o teu futuro é, aqui e agora, enquanto você ainda esta vivo.

(O versículo 29) Jesus disse que Abraão em resposta deste pedido disse: “Lá na terra seus irmãos tem Moisés e os profetas que eles “Ouçam”.-----O que Jesus esta dizendo é, que á uma esperança, uma chance para todo ser humano escapar deste terrível sofrimento da condenação do inferno. Que é justamente, ouvindo a mensagem de salvação que os seus profetas estão pregando hoje ai pelo mundo, a exemplo do que nós estamos fazendo aqui, nesta página deste “Blog”. Alertando você que existe uma esperança, que existe uma saída, uma única possibilidade de os seus passos serem desviados dessa trajetória terrível de condenação eterna, para a gloria da salvação que foi conquistada, comprada pelo mais alto preço que se teve que pagar, a vida preciosa do Senhor Jesus Cristo, que por ti amar tanto derramou o seu sangue inocente naquela Cruz maldita, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna.

Mas o texto diz, que este homem fez o (terceiro pedido) insistindo com o Pai Abraão, para que ele mandasse alguém dentre os mortos para falar com os seus irmãos, e que assim eles acabariam se arrependendo, e crendo. (Versículo 31 disse Abraão: “Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos”.

Por isso o Senhor Jesus nos aconselhou dizendo.(João 5. 39) “Examinai as escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim”. É através da busca do conhecimento da palavra de Deus que você meu irmão, meu amigo lendo a “Bíblia Sagrada” este livro Santo, esta palavra bendita que do amor divino, celeste, gracioso, “Nele” você encontrará as suas misericordiosas promessas, as quais pela fé receberá perdão, reconciliação, justificação, salvação para sua alma. (João 5. 24) “Disse o Senhor Jesus: Em verdade, em verdade vos digo; quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida”.

O que o Senhor Jesus quis ensinar aqui através desta parábola, é que é preciso aprender ouvir, dar ouvidos a mensagem graciosa da palavra de Deus, para que seu coração seja aberto, para que sua mente entenda o recado de Deus aqui registrado para perdão dos seus pecados, e assim, você creia e receba o maior de todos os tesouros que um ser humano pode ganhar em toda a sua vida, a salvação da sua alma. (João 14. 6) disse Jesus: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”. O que o Senhor Jesus esta dizendo, é que não tem alternativa, não tem outro jeito, não tem outro caminho, outra forma de você encontrar salvação, a não ser, reconhecer o Senhor Jesus como o seu único salvador pessoal, e crendo, entregar a sua vida a ele, confiando no seu sacrifício que por ti amar tanto, ele morreu para que você pudesse ter vida.

O apostolo S. Pedro disse: (Atos 4. 12) “E não á salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos”. (A não ser Jesus)----O profeta (Isaias 55. 6) disse: “Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai- o enquanto esta perto. Portanto á uma necessidade urgentíssima, que se você ainda não fez, faça-o agora, aceitando a oferta graciosa do Senhor Jesus, para que quando ele ti chamar não seja pego de surpresa e, ir parar no lugar deste homem rico. E que a graça misericordiosa de Cristo Jesus o Salvador, abençoe a tua vida, Amém.

5 comentários:

Anônimo disse...

Texto maravilhoso!

Anônimo disse...

OBRIGADA POR ESSA LIÇAO MARAVILHOSA

Sera que Dá ??? disse...

fiquei atônito como se minha alma simplesmente tivesse movida do meu corpo.DEUS Seja louvado. AMEM!

Anônimo disse...

Como pode um Pai de amor construir um inferno?

Anônimo disse...

O sofrimento é eterno enquanto não houver arrependimento.

Postar um comentário

Copyright © 2011 Eneas Cândido de Lara. Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger